sábado, 13 de junho de 2009

Corpus Christi

Em 11 de junho, quinta-feira, a comunidade católica ribeironense celebrou o dia de Corpus Christi.

Jovens elaboraram o tradicional tapete com símbolos e mensagens católicos, usando como base o pó de serra. Pouco antes da procissão foram colocados também, sobre plásticos, cobertores doados para serem distribuídos aos necessitados.

A missa foi seguida de procissão acompanhada pela banda União Ribeironense, que executou hinos católicos tradicionais.
Em diversas casas ao longo do trajeto da procissão foram montados altares floridos, com toalhas brancas, imagens e adornos.
“Corpus Christi” em latim quer dizer “Corpo de Cristo”. A data foi adotada pela igreja católica para comemorar a presença real de Cristo na Eucaristia. Os católicos acreditam que na Eucaristia ocorre a transmutação da hóstia em corpo de Cristo e Vinho em Sangue de Cristo (conhecido como o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo ou Sétimo Sacramento).

COMO DATA É COMEMORADA - Na celebração de Corpus Christi temos uma missa solene, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Durante a missa o sacerdote consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

ORIGEM DA COMEMORAÇÃO - A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Jesus Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. No Brasil, a festa passou a ser oficial em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

Veja mais em:

http://www.adoracaoaosantissimo.com.br/artigos009.htm

Nenhum comentário: