sábado, 23 de maio de 2009

A fundação de São José do Ribeirão

A Freguesia de São José do Ribeirão foi criada oficialmente em 13 de outubro de 1857, pelo Decreto nº 967. Nessa ocasião, era distrito do Município de Nova Friburgo, em área da antiga Fazenda São Simplício. A extensa região denominada Macabu, hoje pertencente ao Município de Trajano de Moraes, foi anexada a São José do Ribeirão.

Na mesma data a então capela de São José foi elevada à categoria de paróquia pelo padre Jacob Joye (primeiro vigário da Paróquia de São João Batista, de Nova Friburgo).


Na foto, a antiga sede da Fazenda São Simplício.

3 comentários:

Paulo Reis disse...

Caro amigo e conterrâneo Marlon Rodrigues,

Muito me apraz ler as notícias e as histórias sobre São José no seu blog, muitas das quais eu desconhecia.
Avante, Marlon!!! Você é um desbravador e difusor da nossa história, mantendo-a viva.
Muito obrigado por tudo.
Um forte abraço,
Paulo Reis

Unknown disse...

Querido primo, Marlon Rodrigues, acabei de ler a a historia da Sao jose, adorei, parabens, vc historiador..meu orgulho..meu sobre nome tai schumacker.

Unknown disse...

Querido primo, Marlon Rodrigues, acabei de ler a historia de Sao Jose do Ribeirao, meus avos maternos plantaram cafe ai no Ribeirão, familha Schumacker. Orgulhosa de vc. Parabens, pelo Blog.