Homem foi soterrado por pedras após explosão na pedreira em que trabalhava no distrito de São José do Ribeirão, em Bom Jardim
DOMINGO, 24 DE MAIO DE 2015
POR JORNAL A VOZ DA SERRA
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Nova Friburgo instaurou inquérito nesta quinta-feira, 21, para apurar o acidente que vitimou o operário Robson dos Santos, de 32 anos, em uma pedreira localizada em Roncador, no distrito de São José do Ribeirão, em Bom Jardim. Na quarta-feira, 20, o homem foi soterrado por pedras depois de uma explosão ocorrida no local. O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram acionados, mas o homem não resistiu ao grave acidente e faleceu ainda no local. Essa seria a terceira morte na pedreira em menos de um ano. Em setembro de 2014, outro funcionário que trabalhava no local morreu também soterrado.
O MPT enviou notificações à 158º Delegacia de Polícia e Defesa Civil de Bom Jardim, ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ao Departamento Nacional de Produção Mineral e ao Exército Brasileiro, pedindo inspeções na pedreira onde Robson trabalhava e providências que ajudem a elucidar o caso.
“A Procuradoria Regional do Trabalho em Nova Friburgo informa ainda que existe procedimento promocional em curso, que busca a regularização das diversas pedreiras na área e, consequentemente, condições adequadas de segurança para os trabalhadores. O procedimento conta com a articulação de órgãos como o MTE, DNPM, DRM, Inea, Defesa Civil, Ministério Público Federal e os municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim, através de suas secretarias de Promoção e Assistência Social. Há também Inquérito Civil, instaurado em 2014, para apurar a morte de trabalhador ocorrida na região, em setembro daquele ano, cuja investigação ainda está em curso”, informa a nota.
A polícia também abriu inquérito para investigar a morte de Robson. O dono da empresa que atua na extração de pedras na localidade e outras pessoas foram ouvidos pelo delegado da 158ª DP, em Bom Jardim. O laudo da perícia sai em até 30 dias.
Veja mais informações sobre o caso clicando aqui.