terça-feira, 30 de junho de 2009
Prefeito ribeironense
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Paulo Reis tem poesia publicada no site João do Rio
"POÉTICA MESCOLANZA
Visite o site e leia as poesias. O Bonde Blog recomenda!
Mais informações sobre João do Rio:
In: http://www.releituras.com/joaodorio_menu.asp (29/06/2009)
"Do folhetim à crônica atual
No tempo de Paulo Barreto (1881-1921), por exemplo, era apenas uma seção quase informativa, um rodapé onde eram publicados pequenos contos, pequenos artigos, ensaios breves, poemas em prosa, tudo, enfim, que pudesse informar os leitores sobre os acontecimentos daquele dia ou daquela semana, recebendo o nome de folhetim. Acontece que Paulo Barreto percebeu que a modernização da cidade exigia uma de comportamento daqueles que escreviam a sua história diária. Em vez de permanecer na redação à espera de um informe para ser transformado em reportagem, o famoso autor de As religiões no Rio ia ao local dos fatos para melhor investigar e assim dar mais vida ao seu próprio texto: subindo morros, frequentando lugares refinados e também a fina flor da malandragem carioca, João do Rio (seu pseudônimo mais conhecido) construiu uma nova sintaxe, impondo a seus contemporâneos uma outra maneira de vivenciar a profissão de jornalista. Mudando o enfoque, mudaria também a linguagem e a própria estrutura folhetinesca.
SÁ, Jorge de. A crônica. 3 ed. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1987. p. 8 e 9.
sexta-feira, 26 de junho de 2009
O coreto da igreja
sábado, 20 de junho de 2009
Garota Bom Jardim 2009
Foto: Lahys, a Garota Bom Jardim 2009.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
SMUR na festa de Santo Antônio
quinta-feira, 18 de junho de 2009
A bruxinha que era boa
O elenco era composto por: Marlize Rodrigues da Silva (diretora / Bruxa Caolha), Maria Elizabete Heggedorne (Bruxa Chefe), Ricardo Beltrão (Belzebu), Joelson Rodrigues Veloso (Pedrinho), Joelma Moura Pereira (bruxinha Ângela), Amarildo Moura Pereira (Ferdilhaço), Vera Lúcia Thurler (Bruxa Fredegunda), Patrícia Pereira Lopes (Bruxa Fedorosa), Aline (...) (Bruxa Fedelha), José Américo Carvalho Machado (patrocinador e apresentador), Rosemeri Moura e Jardel da Silva Beltrão (iluminação, sonoplastia e contra-regra).
As apresentações aconteceram na sede da banda Sociedade Musical União Ribeironense.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
O Colégio Santo Agostinho e São José do Ribeirão
Em outubro de 1961 o Frei Francisco Spotto, da Ordem dos Agostinianos Descalços, assumiu a Paróquia de São José do Ribeirão. Em 1962 o frei fundou um seminário na localidade, que não foi adiante por falta de recursos. Era o Seminário Santo Agostinho.
Dois anos depois o Frei Francisco assumiu a Paróquia de N.Sra. da Conceição em Bom Jardim e no ano seguinte a Ordem assumiu a administração do extinto Ginásio Bom Jardim. Com a doação de terreno feita em 1966 para a Ordem dos Agostinianos Descalços, pode ser iniciada a obra de construção do Colégio Santo Agostinho, que foi inaugurado em 1971( faltando concluir a capela). Somente em 5 de março de 1972 é que o Colégio foi inaugurado solenemente.
Atualmente o Colégio abriga também um seminário.
Pode-se dizer, portanto, que o Colégio Santo Agostinho nasceu em São José do Ribeirão e cresceu em Bom Jardim...
terça-feira, 16 de junho de 2009
A inauguração da Praça Padre Sebastião Gastaldi
Foto cedida por Edda Maria Balbi. |
Assim foi que em 12 de abril daquele ano aconteceu a inauguração da praça central do povoado: a praça Padre Sebastião Gastaldi (foto). Dia festivo, com bandeirinhas e banda de música (foto – recorte do jornal “A Verdade”).
No seu discurso, feito no novo coreto (foto – recorte do jornal “A Verdade”), o prefeito falou sobre seus projetos.
Lendo a matéria do jornal “A Verdade” nota-se claramente a sua posição parcial a favor do poder dominante na época, como é muito comum até os dias de hoje nas cidades pequenas, salvo raras exceções.
domingo, 14 de junho de 2009
A fundação da Sociedade Musical União Ribeironense
Um dia a oportunidade chegou personificada no jovem Luiz Gonzaga Caputo Faria, músico da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, do vizinho município de Nova Friburgo. Luiz Faria começou a namorar uma moça de família ribeironense (com quem viria a se casar mais tarde) e passou a freqüentar a localidade nos fins-de-semana.
A professora Edith não perdeu a chance: apresentou a idéia ao Faria, que abraçou o projeto sem pestanejar. Estava dado o primeiro passo para a concretização do sonho de criar a banda de música em São José do Ribeirão.
A partir daí foi trabalho e mais trabalho, despesas e apoios. Luiz Faria ensinava música gratuitamente, em sala da residência da professora Edith; esta buscava apoio e recursos financeiros para adquirirem instrumentos.
Os primeiros instrumentos, usados, foram adquiridos da banda Euterpe Friburguense, que doou alguns também para a co-irmã. Outros instrumentos foram doados por políticos, a pedido de Avelino Rodrigues da Silva, pai de Edith, que tinha contatos nessa esfera.
Em poucos meses os aprendizes executaram, na rua, sua primeira música. Era o Dobrado São José, composto pelo mestre Luiz Faria.
A banda já funcionava havia alguns meses quando foi oficialmente fundada no dia 13 de outubro de 1957.
Sua sede foi construída poucos anos depois, em terreno abandonado, doado pela prefeitura na gestão do prefeito Diácano Alves Vieira. Por essa época várias pessoas já abraçavam a iniciativa e muito colaboraram na construção da sede da banda.
sábado, 13 de junho de 2009
Corpus Christi
Jovens elaboraram o tradicional tapete com símbolos e mensagens católicos, usando como base o pó de serra. Pouco antes da procissão foram colocados também, sobre plásticos, cobertores doados para serem distribuídos aos necessitados.
COMO DATA É COMEMORADA - Na celebração de Corpus Christi temos uma missa solene, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Durante a missa o sacerdote consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
ORIGEM DA COMEMORAÇÃO - A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Jesus Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. No Brasil, a festa passou a ser oficial em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
Veja mais em:
Grupo folclórico de mineiro-pau
Existem pelo menos três tipos de mineiro-pau, conforme sua origem (indígena, escravos africanos e arábica), assim como diversas denominações (maneiro-pau, manejo o pau, coco de cacete, ...)
Formado apenas por homens, o grupo ensaiava ao ar livre, na praça, e se apresentava em festas populares (em escolas, capelas e na própria localidade).
A foto é de 1984 e está faltando o Toninho, um dos fundadores. Joaquim é o terceiro a partir da esquerda, sentado.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Esporte radical: parapente na Pedra da Simpatia
domingo, 7 de junho de 2009
Cloy Dias Dutra e a maior laranja do Brasil
"Cloy Dias Dutra de 80 anos, cultivou em seu pomar uma laranja que chegou a pesar 3,210 kg e 70 cm de circunferência, no Sítio Vista Alegre , em São José do Ribeirão - RJ (Bom Jardim), e foi homologado pelo RankBrasil, Livro dos Recordes Brasileiros.
Cloy participou de vários cursos e projetos de paisagismo, jardinagem, urbanização em bairros, enxertos de frutas cítricas e rosas, entre muitas outras, participou também, como expositor em todas as exposições realizadas no município, entre o período de 1980 e 1995.
Redação: - Cristina Cadari - 06/03/2006"
Mas o recorde do Cloy já foi superado. Uma laranja bahia agora é a maior laranja do Brasil. Leia detalhes a seguir.
Redação: Raquel Susin - 25/09/2007
In:
http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/?Maior_laranja_do_Brasil+1078&Grupo=3
Inauguração do Grupo Escolar Professor João Brasil
A diretora do Grupo Escolar era a professora Enedina dos Santos Erthal, que dirigiu a escola entre 1950 e 1968 (foto ao lado).
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Paulo Reis imortaliza versos no Memorial do Professor
http://www.almadepoeta.com/pauloreis.htm
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo.asp?ID=805
http://www.almadepoeta.com/poetandonocarnaval.htm
http://www.forumseculo21.com.br/paginas/0107_sec21(pag02).pdf
www.ebooks.avbl.com.br/biblioteca2/lv1/coletaneabrasil4/rjaneiro01.htm
http://www.ebooks.avbl.com.br/biblioteca2/rosimeirelealdamotta.htm
http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=835064
Mapa das ruas
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Vem aí o Garota Bom Jardim 2009
terça-feira, 2 de junho de 2009
SMUR na festa de 1º de maio de 2009
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Poeta ribeironense
Adulto, empregou-se no transporte coletivo e em 1985 se mudou para Nova Friburgo, onde retornou aos estudos e concluiu Ensino Médio no Colégio Estadual Dr. Feliciano Costa. Nesse estabelecimento de ensino estreitou seu relacionamento com a poesia, com apoio que recebeu da professora Ana Lúcia Farias da Silva.
Cursou Letras na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, em Nova Friburgo.
Leia a seguir os poemas que O Bonde Blog selecionou da obra do ilustre ribeironense.
Tenho o verde e puro ar
Do Pico da Caledônia
De longe eu vejo o mar.
O poço é feio
O cão espera sentado
A produção de horti-fruti
O teleférico no Suspiro
A praça Getúlio Vargas
Brasil
Ou veja mais em:
http://www.pauloreis.zip.net/
http://www.rosimeirelealdamotta.ebooknet.com.br%20%20%20/