sábado, 27 de junho de 2015

MTE fiscaliza pedreiras em São José do Ribeirão

Brasília, 26/06/2015 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ) realizou nesta semana, uma operação em pedreiras de Nova Friburgo, no interior do estado. O objetivo da ação foi verificar as condições de trabalho, além da análise de recentes acidentes de trabalho ocorrido em São José do Ribeirão. Em oito meses, dois trabalhadores morreram nas empresas da região.


Ação verificou condições de trabalho nas pedreiras
A ação foi realizada por auditores-fiscais do trabalho da SRTE/RJ em conjunto com a equipe da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Nova Friburgo. Durante a fiscalização, a equipe notificou as pedreiras a apresentarem documentos relacionados aos trabalhadores, o que ocorrerá no início de julho. Algumas irregularidades foram observadas durante as inspeções físicas, como empregados sem registro, ausência de controle dos horários praticados pelo trabalhador, falta de equipamento de proteção individual e ausência de instalação de sanitários, além de outros itens que serão verificados durante a fiscalização.

A operação também teve a finalidade de mapear as pedreiras existentes, fazendo o diagnóstico no setor para novas etapas da fiscalização, que poderão contar com a participação de outros órgãos.

Acidente Fatal – No mês passado, um trabalhador morreu após ser atingido por uma pedra na localidade chamada Pedra do Roncador, no distrito de São José do Ribeirão. Já em setembro do ano passado, outro trabalhador não resistiu aos ferimentos ao ser esmagado por pedras em uma pedreira vizinha. Estima-se que centenas de trabalhadores atuem em empresas ilegais na região.

Nenhum comentário: