domingo, 26 de fevereiro de 2012

Acidente na ponte do Bairro de Fátima

Sem conseguir subir a inclinada rampa ao sair da ponte, veículo desce de ré e quase cai no rio.

Veículo acidentado sobre a ponte, tendo ao fundo
uma escola municipal.  Foto: Marlon Rodrigues.
Era por volta das 17h35min de sábado (25/2)quando o veículo Kombi, dirigido por trabalhador rural da localidade, atravessou a ponte e começou a subir a improvisada rampa. Com pedriscos e areia, o veículo perdeu aderência e desceu de ré. Sem controle, chocou-se contra o frágil gradil de madeira da lateral da ponte, que se partiu em pedaços. Felizmente, o veículo ficou preso numa das peças da estrutura da ponte, à beira do abismo sobre pedras e o leito do Ribeirão do Capitão. Auxiliado por morador da localidade, o motorista foi resgatado sem ferimentos.

Com o auxílio de uma picape, corda e a força manual de populares (inclusive do editor do Portal Bom Jardim), o veículo foi removido sem maiores problemas.


Por pouco o veículo não cai sobre as pedras.
Foto: Marlon Rodrigues.
 Construída por empreiteiro pago pela municipalidade meses após a tragédia que assolou a região serrana do Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 2011, a ponte improvisada já foi matéria do Portal Bom Jardim por outras vezes. Veja:

Moradores do Ribeirão do Capitão podem ficar sem estrada

Ponte cai com caminhão de areia

Perigo no Bairro de Fátima

Acesso à ponte do bairro de Fátima necessita de cuidados

A rampa de acesso à ponte, construída pela municipalidade, é visivelmente perigosa, sem ser preciso técnico na área para chegar a essa conclusão. Muito inclinada, esburacada e sem qualquer tipo de proteção ou sinalização às suas margens.

A ponte em si é um perigo, pois está com tábuas soltas, quebradas e com pregos aparecendo em vários pontos. Quando veículos mais pesados a transpõem, ela se contorce sob o peso dos mesmos, podendo se partir a qualquer momento.


Barrote de madeira impediu que a kombi caísse.
Foto: Marlon Rodrigues.
 Ao lado da ponte está situada a Escola Municipal Antônio Otávio Gomes de Azevedo, que atende crianças até o 5º ano de escolaridade.

Picape e populares resgatam veículo acidentado.
Foto: Marlon Rodrigues.
Instantes após o acidente, a kombi vista por outro ângulo.
Foto: Marlon Rodrigues.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ônibus e caminhões voltam a circular na RJ-150

A Defesa Civil Municipal liberou o trânsito de veículos na RJ-150 -Nova Friburgo - São José do Ribeirão, estrada que liga o centro da cidade ao distrito de Amparo, na tarde de quinta-feira, 9 de fevereiro. O prefeito Sérgio Xavier, preocupado com a situação dos que utilizam a mesma, empenhou-se para que o fluxo voltasse ao normal o mais breve possível.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, o tenente-coronel João Paulo Mori, “a liberação da pista está respaldada em laudos emitidos pelo DRM, CPRM. Porém, a DC fará o monitoramento diário daquele trecho principalmente em dias chuvosos para avaliação da estabilização dos movimentos do solo, podendo ser novamente interditada caso isto ocorra”, disse.

No local, o DER (responsável pelas obras) realizou drenagem horizontal profunda com a instalação de cinco drenos, além da retirada de grandes rochas, e ainda está prevista obras de contenção que serão iniciadas em breve.

Segundo o relatório de vistoria da Defesa Civil, “estas medidas mitigaram os riscos existentes, permitindo a liberação da pista para tráfego de ônibus e caminhões”. Com isso, as linhas voltam a circular normalmente acabando com os transtornos dos moradores das localidades de Amparo, Fazenda Velha e Alto Schuenck.
 
Fonte: Transparência Nova Friburgo

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Drama dos passageiros da linha de ônibus Centro-Amparo ainda sem data para acabar

Defesa Civil avisa que interdição na RJ-150 para ônibus e caminhões continuará até que o governo do estado faça a contenção da pista

Por Henrique Amorim, em A Voz da Serra

Desde o início do ano os usuários das linhas de ônibus que ligam o Centro ao distrito de Amparo e às localidades de Fazenda Velha e Alto do Schuenck têm que fazer baldeações na altura do quilômetro 6,5 da RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão). Parte da pista de sentido a Amparo cedeu com as chuvas fortes do início do ano e somente o tráfego de veículos leves está liberado por um desvio. E mesmo assim com o risco de pedras rolarem de uma encosta.

Aos passageiros dos ônibus sobram transtornos sempre que são obrigados a desembarcar de um coletivo, percorrer o trecho afetado da rodovia a pé (cerca de 200 metros) e, enfim, seguir viagem em outro ônibus. O contratempo, tanto na ida como na volta, segundo alguns passageiros, atrasa o trajeto em pelo menos dez a 15 minutos. O secretário municipal de Defesa Civil, tenente-coronel João Paulo Mori, disse na terça-feira, 7, que a interdição do trecho para veículos pesados (ônibus e caminhões)—determinada pelo órgão após vistoria no local—vai continuar por período indeterminado até que as obras sejam concluídas pelo governo do estado.

A Secretaria Municipal de Obras de Nova Friburgo vem atuando no quilômetro 6,5 com a retirada de blocos de pedras, limpeza dos taludes (planos inclinados) a fim de garantir a estabilidade do aterro e a captação das águas das chuvas. Paralelamente, equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-RJ) iniciam intervenções no local a fim de realizar sondagens do solo e sustentação da pista. “Só depois da contenção é que a Defesa Civil vai liberar o tráfego para ônibus e caminhões no local”, garante o tenente-coronel Mori.
Moradores e usuários dos ônibus, contudo, garantem que a proibição vem sendo desrespeitada por caminhoneiros que utilizam o desvio normalmente. “Isso é um desrespeito com a população que volta cansada após um dia do trabalho, muitos com bolsas de compras, e que ainda tem que fazer baldeação. Dá pena ver o sofrimento de pessoas idosas, principalmente em dias de chuva. Se pelo menos as obras estivessem andando rápido, mas do jeito que está, acho que vai ser melhor os ônibus mudarem o trajeto para as estradas de barro paralelas”, conta a usuária Nilcenéia Alencar, revoltada com a situação no local.
O pior é que o problema no quilômetro 6,5 da RJ-150, próximo ao acesso ao Loteamento Parada Folly, no Amparo, não é novidade. Segundo moradores, a pista começou a apresentar fissuras em 2007 e a ceder após a tragédia do ano passado. Dessa vez, abriu-se uma grande cratera em meio a uma ribanceira.




Perigo de ambos os lados: no desvio improvisado no sentido Centro, pedras ameaçam quem passa por ali. Parceria com a Prefeitura agiliza a retirada das rochas.



Com o temporal de ano-novo, parte da pista de sentido a Amparo cedeu, abrindo uma grande cratera no local.

Assassinato na rua do campo de futebol

Por volta das 19h de terça-feira (7/2) um homem foi baleado e morto na rua Professor Manoel Vieira Baptista, em São José do Ribeirão. Ainda não foram divulgados  mais detalhes acerca do ocorrido, mas o jovem morava em São José há pouco tempo.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Reforma da pracinha de São José do Ribeirão


Vista parcial da praça padre Sebastião Gastaldi.
Foto: Marlon Rodrigues.
Aprovado pelo Ministério do Turismo um convênio com a prefeitura de Bom Jardim para reforma da praca Pe. Sebastião Gastaldi, em São José do Ribeirao - 2º distrito.

O  projeto está em fase de execução (entre 30/12/2011 e 30/12/2012) e o Ministério entrará com 195 mil reais enquanto a municipalidade com a contrapartida de R$ 53.231,64.

Por enquanto os recursos financeiros ainda não foram liberados (dados de 31 de janeiro).

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Máquinas do governo de Estado do Rio realizam reparos em estrada


Reparos no trecho ao lado da propriedade de Edgar Torres.
Foto: Marlon Rodrigues.
 A patrulha mecanizada, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária do governo do Estdo do Rio de Janeiro, iniciou seus trabalhos de recuperação de trechos na estrada do Ribeirão do Capitão em 23/01. Com as fortes chuvas da semana seguinte, houve desmoronamentos em pontos já preparados, havendo necessidade de recuperação dos mesmos.

A equipe continua os trabalhos seguindo na direção do Ribeirão do Capitão, consertando pontos críticos da estrada municipal e melhorando toda a estrada.

Todas as estradas vicinais do município deverão ser atendidas pela equipe ao longo do ano.

Subida após o bairro de Fátima.
Foto: Marlon Rodrigues.


Barreira em curva é perigo para usuários


Pequeno deslizamento pode trazer grandes problemas.
Foto: Marlon Rodrigues.

Um pequeno desmoronamento do barranco na frente do antigo campo de futebol de São José do Ribeirão leva risco aos condutores de veículos e  aos pedestres.

Sem calçada ou acostamento, a rua estreita por si só já é um perigo.

A situação foi agravada com o deslizamento de terra, trazendo aos usuários um perigo iminente, especialmente à noite.

O deslizamento é apenas um dos muitos que atingiram a estrada municipal que dá acesso às comunidades de Ribeirão de São Domingos e Ribeirão do Capitão, além do bairro de Fátima.

Foto: Marlon Rodrigues.

Atualização em 6 de fevereiro: a barreira foi removida.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Acesso à ponte do bairro de Fátima necessita de cuidados


Cascalho solto: um risco para motociclistas e pedestres.
Foto: Marlon Rodrigues.

Buracos no acesso inclinado.
Foto: Marlon Rodrigues.

Risco para crianças: Escola Municipal Antonio Gomes de Azevedo
fica ao lado da ponte (imagem ao fundo)
Foto: Marlon Rodrigues.

Tábuas soltas e cascalho.
Foto: Marlon Rodrigues.