terça-feira, 13 de novembro de 2012

Represa pode estar agravando inundações em São José do Ribeirão

Quintal de uma casa no centro de São José. 13/11/2012.
Mesmo quintal duas horas depois de abertas as comportas
da represa.

Reativada na administração do prefeito Celso Jardim, com aprovação da Câmara Municipal, represa pode ser causadora de inundações maiores do que o normal em São José do Ribeirão.

A barragem, localizada cerca de 2 km rio abaixo a partir do centro de São José, gera energia elétrica para uma empresa privada.

Quintal da mesma casa cerca de duas horas depois que as comportas da represa foram abertas. Moradores ribeirinhos acreditam que a represa diminua a velocidade do escoamento da água do rio e assim contribui para seu assoreamento. Também reclamam que as comportas não são abertas automaticamente quando há aumento no volume das águas, agravando as inundações na sede do 2º Distrito de Bom Jardim.

Para poder funcionar, a empresa concessionária deve cumprir cláusulas contratuais referentes a um número de empregados e manutenção e funcionamento da barragem. Alguns acreditam que o contrato não esteja sendo cumprido. É obrigação da municipalidade e dos vereadores a fiscalização do cumprimento do contrato.

Ademais, se comprovada que a barragem causa danos à população, o Ministério Público pode ser acionado para impedir a continuidade do contrato e até a desativação ou demolição da barragem. À época em que a represa foi construída não havia o cuidado que hoje é exigido em relação aos impactos ambientais, por exemplo.

Nenhum comentário: