domingo, 25 de setembro de 2011

RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão) ganha nome

A Lei nº 6050, de 19 de setembro de 2011, do Rio de janeiro, denominou de "RODOVIA JOSÉ FERREIRA DE AMIL" a RJ-150, que liga os municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim, via Amparo.

A denominação é resultado de projeto de Lei (Nº 3027/2010) de autoria do deputado Rogério Cabral.

A justificativa do projeto, com a biografia do homenageado, foi a seguinte:

José Ferreira de Amil, nascido em 09 de setembro de 1883 em Cabeceiras de Bastos – Porto – Portugal, chegou ao Brasil no início do século passado, mas precisamente no ano de 1904.

Da cidade do Rio de Janeiro, partiu para o Município de Bom Jardim, interior fluminense, ao encontro de seu pai que veio para o Brasil anteriormente.

Em Bom Jardim conheceu Diamantina Caetano, filha de um conterrâneo português, com quem se casou e foi morar no Distrito de São José do Ribeirão, onde havia comprado parte das terras de antiga Fazenda Laranjal. Nessa localidade viveu por mais 70 anos, cultivou a terra, criou seus filhos e muito fez por esta comunidade rural.

Alargou a estrada que liga São José do Ribeirão ao Distrito de Amparo, hoje RJ 150, para o tamanho oficial da estrada de rodagem. Construiu ao longo da estrada para o escoamento das águas, os bueiros de pedra, dos quais era perito. Organizava mutirões para limpeza, consertos e manutenção na referida estrada.

Abriu/criou na comunidade de Laranjal um campo de futebol e o time do Laranjal Futebol Clube com seus filhos, genros e netos.

Doou terreno ao governo estadual para construção de uma escola na localidade de Laranjal, às margens da RJ 150.

Nesta mesma comunidade, também às margens da rodovia, doou terreno à Diocese de Nova Friburgo e ajudou na construção de uma capela, hoje Capela de Nossa Senhora de Lourdes.

Enfim, dedicou toda sua vida em terras brasileiras, onde criou uma comunidade e se tornou pessoa respeitada e muito querida. Seus descendentes, filhos, netos e bisnetos ainda residem nesta comunidade e continuam zelando pela mesma.

Nenhum comentário: