segunda-feira, 20 de julho de 2009

Poeta faz brinde ao inverno

O poeta ribeironense Paulo Reis enviou uma de suas obras para brindar o inverno.

ESTAÇÃO DO AMOR
Paulo Reis


Pele sobre pele
repele o inverno.
Abrigo-me na estação do seu corpo.
É verão o ano inteiro.
Saboreio vinhos,
queijos e fondues.
Entre carícias e suspiros,
nossos corpos se incendeiam.
Derreto-me de amor.
E esse amor só esfria
quando o sol aparece
para roubar-me
a sua energia.

In: Fórum Seculo XXI, abril de 2008

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Asfalto na rua de acesso a São José

O calçamento com paralelepípedos do trecho de 900 metros entre a RJ-146 (próximo ao córrego Machambomba) e o centro de São José do Ribeirão foi conseguido por um grupo de senhoras ribeironenses lideradas por Edith Rodrigues da Silva, durante a administração do prefeito Benedicto Coube de Carvalho.

Antes do calçamento a estrada de terra batida apresentava áreas com "costelas", buracos e poeira, quando seco; e muita lama, quando chovia, em especial na curva ao lado da propriedade da família Rosa, local íngreme e escorregadio.

Com a pavimentação muito melhorou o acesso a São José, porém o calçamento muito irregular causava trepidação e desgaste prematuro na suspensão dos veículos.

Anos depois o trecho foi denominado Rua Antônio da Silveira Dias.

A cobertura asfáltica do trecho começou no dia 06 de julho de 2009 e se deve ao empenho do Prefeito Affonso Monnerat junto ao Deputado Federal Fernando Lopes, que, através de uma emenda parlamentar, conseguiu essa obra para Bom Jardim, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem - DER.

Acerca da obra o Prefeito Affonso comentou: “Estou muito feliz por mais essa realização. A comunidade de São José do Ribeirão merece."

sábado, 11 de julho de 2009

Karatecas ribeironenses brilham em campeonato estadual

No dia 22 de março de 2009 a Federação de Karatê Interestilos do Rio da Janeiro promoveu a oitava edição do campeonato estadual intitulado “8ª Copa Teruô Furushô”.

O evento, realizado nas dependências do Centro Social dos SubOficiais e Sargentos da Guarnição dos Afonsos (CSSGAF), em Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, teve a participação de 4 atletas ribeironenses, do Dojô “Caminho do Renascimento”:

- Monara Leal Pinheiro dos Santos, faixa vermelha – categoria 14-15 anos – branca a laranja. Campeã nas duas categorias que disputou.
- João Paulo Leal Pinheiro do Santos, faixa amarela – categoria absoluta – até faixa preta. Campeão na categoria que disputou.
- André Oliveira Gomes – atuou como auxiliar, não participando da disputa diretamente;
-Marco Antônio dos Santos – participou da apresentação junto com o professor Ibsen.

A apresentação do professor Ibsen (defesa contra bastão e faca, sem qualquer ensaio ou combinação prévia da seqüência dos golpes), foi julgada extra-oficialmente por 5 julgadores leigos (que não praticam artes marciais) e obteve a 2ª classificação.

O Dojô “Caminho do Renascimento – Karatê-dô” foi fundado por Ibsen Eduardo do Carmo Portela Soares, carioca radicado em Bom Jardim há 28 anos e que é seu professor até a presente data. Nos últimos três campeonatos a equipe já acumulou 9 medalhas.

Foto: Ibsen, Marco Antônio, André, Monara e, agachado, João Paulo.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Encenação da Paixão de Cristo

Já é quase uma tradição. A idéia foi de Elton Vicente knupp, que se inspirou em evento que acontece há vários anos em Nova Friburgo (no bairro do Cônego).

Os cenários são montados pelos próprios integrantes do Grupo Teatral PATRES, no Adro Miguel Archanjo de Souza Azevedo (a praça da matriz). Os atores são todos amadores, moradores de São José do Ribeirão, dirigidos pelo próprio Elton, que interpreta Jesus Cristo.

O espetáculo é a encenação da paixão, morte e ressurreição de Jesus, que é apresentado toda Sexta-feira Santa desde o ano de 1999.
O grupo teatral vem acumulando equipamentos e técnicas, o que faz com que a apresentação fique melhor a cada ano.