segunda-feira, 29 de junho de 2009

Paulo Reis tem poesia publicada no site João do Rio

O site http://www.joaodorio.com/ é uma homenagem ao cronista Paulo Barreto (1881-1921) cujo pseudônimo era João do Rio.
O ribeironense Paulo Reis teve o poema "Brasil" publicado nesse site (na lista, logo após Pablo Neruda). Veja a seguir a reprodução da introdução do conteúdo da citada página:

"POÉTICA MESCOLANZA

O título desta seção se originou do livro de poesia Mescolanza, de Cristina da Costa Pereira que, como o nome revela – miscelânea –, compõe-se de poemas das mais diversas tendências literárias, e temáticas. Por isso, há poesia de pessoas que sequer publicaram um livro, de poetas que já têm livros publicados, e de poetas e poetisa consagrados, brasileiros e portugueses, espanhóis e africanos de língua portuguesa. Além de mostrar a tradição literária e as inovações de linguagem na literatura, revela o abrangente panorama literário contemporâneo brasileiro".

Visite o site e leia as poesias. O Bonde Blog recomenda!


Mais informações sobre João do Rio:

João do Rio foi o pseudônimo mais constante de João Paulo Emílio Coelho Barreto, escritor e jornalista carioca, que também usou como disfarce os nomes de Godofredo de Alencar, José Antônio José, Joe, Claude, etc., nada ou quase nada escrevendo e publicando sob o seu próprio nome. Foi redator de jornais importantes, como "O País" e "Gazeta de Notícias", fundando depois um diário que dirigiu até o dia de sua morte, "A Pátria". Contista romancista, autor teatral (condição em que exerceu a presidência da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, tradutor de Oscar Wilde, foi membro da Academia Brasileira de Letras, eleito na vaga de Guimarães Passos. Entre outros livros deixou "Dentro da Noite", "A Mulher e os Espelhos", "Crônicas e Frases de Godofredo de Alencar", "A Alma Encantadora das Ruas", "Vida Vertiginosa", "Os Dias Passam", "As religiões no Rio" e "Rosário da Ilusão", que contém como primeiro conto a admirável sátira "O homem da cabeça de papelão". Nascido no Rio de Janeiro a 05 de agosto de 1881, faleceu repentinamente na mesma cidade a 23 de junho de 1921.


In: http://www.releituras.com/joaodorio_menu.asp (29/06/2009)


"Do folhetim à crônica atual

No tempo de Paulo Barreto (1881-1921), por exemplo, era apenas uma seção quase informativa, um rodapé onde eram publicados pequenos contos, pequenos artigos, ensaios breves, poemas em prosa, tudo, enfim, que pudesse informar os leitores sobre os acontecimentos daquele dia ou daquela semana, recebendo o nome de folhetim. Acontece que Paulo Barreto percebeu que a modernização da cidade exigia uma de comportamento daqueles que escreviam a sua história diária. Em vez de permanecer na redação à espera de um informe para ser transformado em reportagem, o famoso autor de As religiões no Rio ia ao local dos fatos para melhor investigar e assim dar mais vida ao seu próprio texto: subindo morros, frequentando lugares refinados e também a fina flor da malandragem carioca, João do Rio (seu pseudônimo mais conhecido) construiu uma nova sintaxe, impondo a seus contemporâneos uma outra maneira de vivenciar a profissão de jornalista. Mudando o enfoque, mudaria também a linguagem e a própria estrutura folhetinesca.


Com essa modificação, João do Rio consagrou-se como o cronista mundano por excelência, dando à crônica uma roupagem mais "literária", que, tempos depois, será enriquecida por Rubem Braga: em vez do simples registro formal, o comentário de acontecimentos que tanto poderiam ser do conhecimento público como apenas do imaginário do cronista, tudo examinado pelo ângulo subjetivo da interpretação, ou melhor, pelo ângulo da recriação do real. João do Rio chegava mesmo a inventar personagens, como o Príncipe de Belfort, e dava a seus relatos um toque ficcional. Com isso ele também prenunciou que a crônica e o conto acabariam em fronteiras muito próximas. Sua linha divisória - às vezes, bastante tênue - é a densidade. Enquanto o contista mergulha de ponta-cabeça na construção do personagem, do tempo, do espaço e da atmosfera que darão força ao fato "exemplar", o cronista age de maneira mais solta, dando a impressão de que pretende apenas ficar na superfície de seus próprios comentários, sem ter sequer a preocupação de colocar-se na pele de um narrador, que é, principalmente, personagem ficcional (como acontece nos contos, novelas e romances). Assim, quem narra uma crônica é o seu autor mesmo, e tudo o que ele diz parece ter acontecido de fato, como se nós, leitores, estivéssemos diante de uma reportagem."


SÁ, Jorge de. A crônica. 3 ed. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1987. p. 8 e 9.

Nenhum comentário: