domingo, 14 de junho de 2009

A fundação da Sociedade Musical União Ribeironense


Edith Rodrigues da Silva era professora da escola pública de São José do Ribeirão. Conversando com seus alunos, manifestou seu desejo de fundar uma banda música na vila, pois as festas locais eram animadas por bandas de outras cidades. Muitos alunos se animaram com a idéia e, vez por outra, lembravam a professora e a incentivavam para que tivesse a iniciativa. Mas ela não sabia música...

Um dia a oportunidade chegou personificada no jovem Luiz Gonzaga Caputo Faria, músico da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, do vizinho município de Nova Friburgo. Luiz Faria começou a namorar uma moça de família ribeironense (com quem viria a se casar mais tarde) e passou a freqüentar a localidade nos fins-de-semana.

A professora Edith não perdeu a chance: apresentou a idéia ao Faria, que abraçou o projeto sem pestanejar. Estava dado o primeiro passo para a concretização do sonho de criar a banda de música em São José do Ribeirão.

A partir daí foi trabalho e mais trabalho, despesas e apoios. Luiz Faria ensinava música gratuitamente, em sala da residência da professora Edith; esta buscava apoio e recursos financeiros para adquirirem instrumentos.

Os primeiros instrumentos, usados, foram adquiridos da banda Euterpe Friburguense, que doou alguns também para a co-irmã. Outros instrumentos foram doados por políticos, a pedido de Avelino Rodrigues da Silva, pai de Edith, que tinha contatos nessa esfera.

Em poucos meses os aprendizes executaram, na rua, sua primeira música. Era o Dobrado São José, composto pelo mestre Luiz Faria.

A banda já funcionava havia alguns meses quando foi oficialmente fundada no dia 13 de outubro de 1957.

Sua sede foi construída poucos anos depois, em terreno abandonado, doado pela prefeitura na gestão do prefeito Diácano Alves Vieira. Por essa época várias pessoas já abraçavam a iniciativa e muito colaboraram na construção da sede da banda.

Um comentário:

Fatima Reis disse...

Saudades da banda e da sede da banda. Muitos carnavais brinquei ali, muitos bailes, muitas festas.