domingo, 7 de junho de 2009

Cloy Dias Dutra e a maior laranja do Brasil

A maior laranja do Brasil era de São José do Ribeirão. Na foto, Cloy (em primeiro plano) recebendo homenagem na Câmara de Vereadores.

Veja mais detalhes a seguir.

"Cloy Dias Dutra de 80 anos, cultivou em seu pomar uma laranja que chegou a pesar 3,210 kg e 70 cm de circunferência, no Sítio Vista Alegre , em São José do Ribeirão - RJ (Bom Jardim), e foi homologado pelo RankBrasil, Livro dos Recordes Brasileiros.
Especialista em enxertos e técnicas de plantio, Cloy exibe com orgulho a laranja que pertence à variedade grape-fuit (americana, mas de cultivo bem adaptado ao clima tropical do Brasil).

“Devido as fortes chuvas e vendavais, a fruta caiu do pé e rachou, senão teria crescido mais” afirma o agricultor. Ele disse ainda que costuma retirar parte das frutas de cada laranjeira, deixando apenas uma em cada galho, o que pode ter propiciado o crescimento fora do comum da laranja.
Fazendo jus ao nome do município, Bom Jardim, o Sr. Cloy é um exemplo de dedicação e respeito à terra e à natureza e muito conhecido por todos na cidade. A região cultiva também, uma laranjinha japonesa, conhecida como quincan, que é a menor do mundo. Para comparar com a “super laranja”, o quincan aproxima seu tamanho com o de uma bolinha de gude, medindo em torno de 2 cm de circunferência e pesando cerca de 10 g .
A laranja gigante, que levou de quatro a cinco meses para ficar madura, e sem qualquer tipo de adubo, assemelha-se ao tamanho de uma melancia pequena.

Cloy participou de vários cursos e projetos de paisagismo, jardinagem, urbanização em bairros, enxertos de frutas cítricas e rosas, entre muitas outras, participou também, como expositor em todas as exposições realizadas no município, entre o período de 1980 e 1995.

Redação: - Cristina Cadari - 06/03/2006"
In:
http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/?Maior_laranja_do_Brasil+753&Grupo=3


Mas o recorde do Cloy já foi superado. Uma laranja bahia agora é a maior laranja do Brasil. Leia detalhes a seguir.


"No Sítio Catu, localizado no município de Piranbu – SE, o proprietário Senhor Ruben Gomes dos Santos colheu a “Maior Laranja" do Brasil, superando o recorde já homologado pelo RankBrasil.

Há três anos e meio o proprietário cultiva laranjas em sua propriedade, a incrível fruta pesa 3,44 kg e mede 77 cm de circunferência, foi cultivada por plantio direto, ou seja, por muda, e foi utilizado apenas adubo orgânico como agente fertilizante. A laranja é do tipo Bahia, foi a partir dessa variedade da fruta que a citricultura virou um ramo peculiar da agricultura no Brasil.Sr. Rubens conta que nunca havia colhido frutas com medidas fora do normal, mas que já existem seis laranjas em desenvolvimento. "

Nenhum comentário: