sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cachoeira da Fazenda Pedregulho, o cachoeirão

Foto: Délio Sobrinho

O "point" dos verões em São José do Ribeirão era, sem dúvida, a cachoeira da Fazenda Pedregulho.

A pé, de bicicleta, a cavalo ou de carona em algum dos poucos carros (ou até carrocerias de caminhões) que havia na época, o trecho entre o povoado e a cachoeira era bem movimentado naqueles dias.

Visitantes de várias cidades vizinhas se divertiam e se refrescavam nas ainda límpidas águas do rio São José. Os moradores de várias idades faziam do local sua principal diversão nos domingos ensolarados de verão (só concorrendo com o tradicional jogo de futebol, que trataremos em outro post).

Parecia uma praia: vendedores ambulantes, jogos com bola, esteiras e toalhas etendidas pela areia ou na grama circundante, onde muitos se deliciavam com o banho de sol seguido de um mergulho nas frias águas do rio. Os mais corajosos tomavam uma ducha sob a forte queda dágua. Os mais tímidos geralmente ficavam na ponte, acima da cachoeira, só apreciando as beldades.

Os mais corajosos e exibicionistas mergulhavam do alto do muro da antiga usina hidrelétrica da fazenda. Outros corriam pela areia e davam saltos mortais sobre a lâmina dágua, que oferecia alguma proteção contra eventuais erros.

Mas a imensa maioria aproveitava aqueles preguiçosos domingos cochilando sob o sol ou paquerando.

Até a água para beber era fornecida. Bastava ir ao curral dos bezerros e beber água de nascente que jorrava incessantemente de uma tubulação de borracha.

Atualmente a visitação está proibida. Alguns frequentadores desagradaram os proprietários da fazenda com algumas atitudes inconvenientes e o resultado foi a construção de uma porteira e a colocação de uma placa proibindo a entrada. Entretanto, mesmo que tal fato não tivesse ocorrido, o uso do local estaria comprometido: o rio está poluído pelo esgoto vindo do distrito de Amparo, no vizinho município de Nova Friburgo, por onde passa o rio.

Um comentário:

Paulo Reis disse...

Bons tempos, Marlon! Saudades!!!